"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mais uma conquista dos estudantes, BOLSA PERMANÊNCIA para cotistas



O Ministério da Educação anuncia hoje (09/04) em Brasília a Bolsa Permanência do Cotista. Anunciam o benefício o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, e o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

A bolsa destinada aos alunos de baixa renda aprovados por meio da lei das cotas nas universidades federais será de R$ 400.

Para receber a ajuda de custo o cotista deve ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa e estar matriculado em cursos que tem 5 horas ou mais de carga horária de estudos.

Segundo o presidente da UNE, essa é uma conquista de todos os estudantes. “Essa bolsa é resultado da marcha das federais realizada em 26 de junho do ano passado, quando reunimos 3 mil pessoas de todo o Brasil para reivindicar melhorias para a educação”, destacou.

Na época as universidades federais realizavam uma greve unificada com 54 instituições paralisadas, unindo professores, funcionários técnico-administrativos e estudantes. Durante a #marchadosestudantes como foi chamada a mobilização, o ministro Aloizio Mercadante recebeu uma delegação de 70 estudantes, representantes de DCEs de 44 universidades, acompanhados da diretoria da UNE e da UBES e formalizou um importante compromisso com a educação brasileira. 

No encontro foi entregue ao ministro um relatório extenso e completo de reivindicações dos alunos de cada uma das instituições. A maioria dizia respeito à ampliação da assistência estudantil, mais restaurantes universitários, creches, moradias, bolsas, além de melhorias na infraestrutura, finalização de obras em prédios, laboratórios e bibliotecas.

Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário