"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Chapa 1 Reconstruir é eleita para o DCE Univali gestão 2013-2014




Aos 23 dias de Abril ocorreu a eleição do Diretório Central dos Estudantes – DCE. Aproximadamente ás 23h15min encerrou-se o recolhimento das urnas e todas foram devidamente encaminhadas à sede física do Diretório. Por volta das 23h45min a Policia Militar abordou o candidato a tesoureiro da Chapa 1 – Reconstruir, ao fazer a revista no acadêmico Octavio Bonato constatou que o estudante estava de posse de uma arma de brinquedo, o mesmo foi liberado e retirou-se da Universidade. 

A comissão eleitoral reuniu-se para deliberar a respeito da possível impugnação da chapa 1 – RECONSTRUIR alegando o porte da arma de brinquedo (que não é crime e o regimento eleitoral/ estatuto não preveem nenhuma sanção a respeito do fato). E até o dia  (29/04) que esta carta foi redigida não nos foi entregue nenhum comunicado/requerimento.

A contagem oficial dos votos iniciou após as 00h do dia 24 de Abril, porém a CE solicitou a presença da equipe de segurança da ORSEGUPS para impedir que o candidato da Chapa 1 – RECONSTRUIR adentrasse o local onde foi feito a apuração dos votos.

Por volta das 6h30min a CE se retirou da sede física do Diretório e alegou que iria emitir a nota oficial da contagem dos votos as 12h do dia 24 de Abril. Desde então os membros e apoiadores da Chapa 1 - RECONSTRUIR continuaram em frente a sede física do DCE, realizando protestos, manifestações exigindo uma resposta da CE.

Ás 12h30 o Presidente da CE, Renato Rebelo, compareceu e adentrou na sede do DCE e retirou um envelope “amarelo” que continha alguns documentos não identificados pelos estudantes. Dirigiu-se para a reitoria, sendo protestado pelos acadêmicos que permaneciam há horas frente ao DCE esperando uma resposta oficial da CE. 

O referido presidente da CE alegou para mais de 300 acadêmicos que participaram de tais protestos, que até ás 15h iria apresentar uma resposta oficial da CE quanto à contagem dos votos.  Ás 16h26min foi entregue ao Vice-Presidente da CE o requerimento de recontagem dos votos, solicitando o prazo de até 12h para que o fato acontecesse.

As 00h do dia 25 de Abril a CE compareceu a sede física do DCE, porém com apenas 3 (três) membros. Sendo que todos foram convocados, e os demais componentes não justificaram ausência, repassando assim a responsabilidade e as atribuições aos que compareceram. 

O Regimento Eleitoral previa que um membro de cada chapa poderia acompanhar a recontagem dos votos, porém os candidatos a presidente das Chapas 2 - Recriar e 3  - #DCE pra frente/oposição e situação unidas, não compareceram  e por decisão da executiva da Chapa 1 - Reconstruir, o candidato a presidente da mesma também não acompanhou a recontagem no interior da sede do DCE – local onde as urnas ficaram até o momento – e estão até a presente data (29/04). 

Os membros presentes da CE fizeram a recontagem e constatou-se que a Chapa 1 – Reconstruir obteve 1077 votos válidos, Chapa 2 – Recriar 17 votos válidos, Chapa 3 - #DCE Pra Frente/oposição e situação unidas 861 votos validos.

Findando esse processo a CE expediu a ata de recontagem de votos  e ata de posse validando a Chapa 1 – RECONSTRUIR como vencedora do pleito com 1077 votos válidos, após esse ato entregou a chave da sede física do DCE para o presidente da Chapa 1 - Reconstruir – Mateus Weber.

Esse foi o resultado das eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Univali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário