"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

domingo, 25 de agosto de 2013

Comissão da Verdade da UCE é instalada

Cumprindo agenda do 36° Congresso da União Catarinense dos Estudantes é lançada a Comissão da Verdade da UCE. Com uma mesa de ex-presidentes da UCE entre eles Heitor Bittencourt (presidente do DCE UFSC 1967-1969, época em que a UCE esteve na clandestinidade) Derlei Catarina de Luca (presa politica no congresso da UNE em Ibiúna), Clarissa Peixoto, Marcos Vivas Fernandez, Vander Rodermel, Diretor de Direitos Humanos da UNE gestão 2011-2013, Virginia Barros (presidenta da UNE) também esteve presente no ato.
"Para que nunca mais se esqueça, para que nunca mais aconteça" 

Temos o objetivo claro de que nossa atuação, independente ou em conjunto com os demais movimentos sociais, vai lutar pelos direitos humanos daqueles que tanto lutaram para a democracia no país e em Santa Catarina.
* Preservar a memória das lutas estudantis
* Promover a conscientização social que valorize a memória com, enfase na educação da juventude
* Prevenir e lutar contra qualquer forma de arbítrio e autoritarismo nas relações que envolvam os estudantes
* Elaborar eventos, estudos e pesquisas que eduquem sobre aquilo que aconteceu em nosso estado durante os anos do regime militar e, ao mesmo tempo sirvam de parâmetros para analise e busca da VERDADE e JUSTIÇA.
* Preservar e arquivar todo material que esteja disponível, em posse de ex-presos e perseguidos políticos, para elaboração e guarda sistemática da memoria oral e escrita nas diversas formas em que se encontra.
* Desenvolver ações educativas nas questões referentes à Memória Politica e em defesa dos Direitos Humanos realizando palestras, mesas redondas, seminários, cursos, elaborando cartilhas educativas, publicando livros, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário