"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

36º CONUCE REÚNE 500 ESTUDANTES EM BRUSQUE


O estudante de direito da Unifebe Yuri Becker foi eleito presidente da UCE

Neste fim de semana (24 e 25/8) aconteceu o 36º Congresso da União Catarinense dos Estudantes (UCE) na cidade de Brusque, a 100 km de Florianópolis. Cerca de 500 estudantes de todo o Estado, representando 85% das instituições de ensino catarinenses se reuniram na Arena Multiuso para debater a situação da educação e ainda temas como meio ambiente, mulheres, LGBT, negros, Reforma Política, Democratização da Mídia, entre outros.

No domingo (25), foi eleita a nova diretoria da UCE, que terá a missão de conduzir o movimento estudantil estadual pelos próximos dois anos.

O estudante de direito do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Yuri Becker, foi eleito presidente com 87% dos votos válidos pela chapa “Unidade para sacudir Santa Catarina e o Brasil! Em defesa da educação e da democracia”.

A chapa “Oposição de Esquerda” teve 8,3% dos votos válidos e chapa “Pela retomada da luta por educação pública e gratuita para todos!”, teve 4,1%.

Para Yuri a regulamentação das universidades privadas e das universidades comunitárias em Santa Catarina serão as principais preocupações da gestão.

No Estado 65% dos estudantes estão em universidades comunitárias, que segundo Yuri se assemelham muito com as privadas, onde os alunos quase não tem voz e DCEs e CAs tem muita dificuldade em se estruturar. “Vamos lutar por mais autonomia dos estudantes dentro dessas instituições e a federalização ou estadualização das instituições comunitárias”, afirmou.

O presidente eleito destacou ainda como meta de luta para a UCE a expansão das duas universidades federais do Estado, a criação de mais DCEs e CAs e a nomeação de um representante da entidade em cada região de Santa Catarina. “Dessa forma vamos poder resolver os problemas e ajudar os estudantes com mais agilidade”, ressaltou.

UCE cria Comissão da Verdade

Durante o 36° Congresso também foi lançada a Comissão da Verdade da UCE. Na mesa estavam presentes: Heitor Bittencourt, presidente do DCE UFSC (1967-1969), época em que a UCE esteve na clandestinidade; Derlei Catarina de Luca, presa política no congresso da UNE em Ibiúna, Clarissa Peixoto, Marcos Vivas Fernandez, Vander Rodermel; e presidenta da UNE Virginia Barros.

A Comissão da Verdade da União Catarinense dos Estudantes terá a missão, em princípio, de resgatar a atuação dos estudantes catarinenses na luta contra a ditadura militar, além de preservar a memória das lutas estudantis.

Ainda será papel da Comissão:

Elaborar eventos, estudos e pesquisas que eduquem sobre aquilo que aconteceu no estado durante os anos do regime militar e, ao mesmo tempo sirvam de parâmetros para análise e busca da verdade e justiça;
Preservar e arquivar todo material que esteja disponível, em posse de ex-presos e perseguidos políticos, para elaboração e guarda sistemática da memória oral e escrita nas diversas formas em que se encontra.
Desenvolver ações educativas nas questões referentes à Memória Política e em defesa dos Direitos Humanos realizando palestras, mesas redondas, seminários, cursos, elaborando cartilhas educativas, publicando livros, etc.

Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário