"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

quarta-feira, 3 de abril de 2013

JORNADA DE LUTAS DA JUVENTUDE CATARINENSE


Na manhã do dia 17 de abril a União Catarinense dos Estudantes (UCE), União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) ) ocuparam as ruas para realizar a Jornada de Lutas da Juventude Catarinense.

A mobilização ocorre anualmente no mês de março e Abril em homenagem ao estudante secundarista Edson Luis. Paraense radicado no Rio de Janeiro, Edson foi morto pela ditadura militar com um tiro no peito dia 28 de março de 1968 quando protestava no restaurante universitário Calabouço contra o aumento no preço da refeição. Todos os anos os estudantes promovem uma série de intervenções em diversas regiões do país para apresentar suas reivindicações e, assim, dialogar com os setores da sociedade.

A Jornada de lutas tem como objetivo cobrar do poder publico municipal que tome providencias contra atitude da empresa Auto Viação que esta bloqueando o cartão de estudante fora do horário de aula, descumprindo a lei do meio passe. A Jornada de lutas também protesta contra o sucateamento da educação catarinense tendo em vista que inúmeras escolas no estado se encontram em estado precário. No que diz respeito ao financiamento da educação pública, a jornada de lutas cobra a destinação de 10% do PIB para a educação, a destinação dos 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-sal exclusivamente para o setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário