"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Itajaí terá tarifa mais cara do Brasil, aumento de 14% na tarifa!

Protesto ocorreu com vaias, cartazes e discussões acaloradas no plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí

Aconteceu na Câmara de Vereadores de Itajaí um episódio importante na história da democracia da cidade. Pela primeira vez em mais de 40 anos a decisão sobre o aumento da passagem de transporte público do município passou pelo crivo dos vereadores, representantes legitimados pela população através do voto para representar os interesses da comunidade no Poder Legislativo.

O preço da passagem, foi aprovado pela câmara de Vereadores em uma votação de 14 favoráveis e 6 contra, e o presidente da casa só votaria caso houvesse empate. O aumento não é um fator definitivo para a melhoria na qualidade do serviço prestado pela empresa concessionária. Antes de atingir diretamente o bolso do usuário, a prefeitura deveria se preocupar em investir na mobilidade urbana da cidade.

Infelizmente, não é isso que acontece. Um exemplo claro é o sistema integrado de transporte público, que durante o governo do atual prefeito, pouco evoluiu e ainda não há precisão de quando será finalmente colocado em prática.

Enquanto situações como esta do sistema integrado não forem resolvidos, a população de Itajaí que necessita do transporte público continuará sendo prejudicada. E pior, pagando mais caro por isso. Agora o projeto de lei segue para o sancionar do Prefeito. Caso for sancionado a tarifa em Itajaí custará R$3,20 para o bolso do trabalhador e do estudante.

A participação da população na Câmara de Vereadores mesmo que impedida de fazer uso da tribuna (pois o presidente da casa negou o pedido), demonstrou sua posição, exigindo que a empresa apresente dados claros que justifiquem este aumento abusivo.

Após a votação os manifestantes indignados com o aumento já agendaram um ato para o dia 04 de Março ás 17h30 em frente a Prefeitura de Itajaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário