"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Estatuto da juventude: nova lei das carteirinhas estudantis


Entrou em vigor no último dia 1º de fevereiro, a Lei 12.852, de 5 de agosto de 2013, que institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE.
             O objetivo do Estatuto da Juventude é de reafirmar as políticas públicas para os jovens, como garantia de educação, saúde, incentivo à cultura e ao esporte, e tem novidades: descontos em passagens interestaduais, que podem ser de 50% a 100% do valor.
             Trata também sobre a Carteira de Identificação Estudantil – CIE. A carteirinha que garante a meia entrada e o desconto no transporte público vai sofrer alterações quanto ao design, confecção e fiscalização. A CIE terá um padrão nacional, com a identificação da UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, UNE – União Nacional dos Estudantes e da ANPG – Associação Nacional de Pós-Graduandos, marcas peculiares para evitar falsificações. Sendo assim, CIE sem tais identificações, não será legítima, conforme Art.23, §2º:
§ 2o  A CIE será expedida preferencialmente pela Associação Nacional de Pós-Graduandos, pela União Nacional dos Estudantes, pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e por entidades estudantis estaduais e municipais a elas filiadas.
Ou seja, enfatizamos que carteirinhas que não seguem os padrões estabelecidos pelo estatuto (com logomarcas da UNE, UBES E ANPG) não são legitimas, podendo ser consideradas até mesmo prática de estelionato por falsificação de CIE.
Fique atento!!! Não caia no golpe das carteirinhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário