"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Unochapeco passa por um processo de reestruturação administrativa baseado na lógica de mercado e neoliberal.




O União Catarinense dos Estudantes vem por meio desta nota externar para a comunidade universitária e regional preocupações com a proposta de reestruturação administrativa e acadêmica que começa a ser implementada na Universidade. A proposta da Reitoria da Instituição é propagada como uma importante medida de enfrentamento da concorrência diante da necessária sustentabilidade financeira da Unochapecó, sendo colocada, também, como medida de aperfeiçoamento dos cursos diante da realidade do mercado de trabalho. Essas medidas, no entanto, têm na prática diversos reflexos. Unochapecó,passa por um processo de mercantilização do ensino superior abafando a democracia. Professores relatam que tem medo de se manifestar.


1. Demissões

O primeiro impacto são as demissões: em apenas duas semanas a Unochapecó demitiu 61 docentes, sendo que outros 7 pediram demissão, havendo informações de que este número poderá superar a 150 professores dispensados. Conforme o Sindicato da Categoria as demissões se constituem num problema grave pelo desemprego que gera e também com reflexos na qualidade da educação.

2- Redução de Custos   

Outra proposta é diminuir custos onde todos sabem que isso não será efetivado, proposta neoliberal que na educação tem conseqüências drásticas, tendo em vista que as próprias metas da Unochapeco propostas anualmente de redução de custos em publicidade e propaganda, despesas da reitoria, viagens , despesas com materiais , despesas com utilidade e patrimônio não são cumpridas. O processo de  mercantilizarão da Educação Superior se deu quando a Universidade contratou uma empresa de fora de Santa Catarina para fazer uma pesquisa de redução de gastos da Unochapecó, essa empresa segue uma lógica de mercado, tratando a Universidade como uma empresa.

3. Sobrecarga de trabalho

Além das demissões, com a mudança das horas de trabalho referente aos créditos das disciplinas, haverá aumento de trabalho para os docentes sem qualquer compensação financeira. Isso implica em redução indireta de salários, vedada pela lei.

4. Desconsideração do caráter comunitário da Unochapecó

A Unochapecó foi fundada e erguida com o esforço coletivo e público da comunidade regional sendo que seu foco de atuação não é o mesmo das empresas privadas que atuam no ramo educacional, ou seja, o lucro.A atual gestão da universidade, no entanto, resolveu seguir a mesma lógica neoliberal dos grandes conglomerados privados de ensino no Brasil e contratou uma empresa de assessoria para “melhorar” sua gestão.Essa assessoria, que não conhece a realidade social, econômica e política de Chapecó e região, trouxe uma proposta pronta com o único objetivo de tratar da situação financeira da Universidade. A orientação passada aos cursos é que revisem seus planos pedagógicos, mesmo aqueles que recentemente o fizeram para, diminuir gastos, cortar mais, e precarizar etc. Subestima-se a capacidade dos docentes quanto sua autonomia didático-pedagógica procurando usar técnicas-padrões de ensino altamente questionáveis.Não há preocupação com a qualidade da educação, mas apenas com as finanças da Unochapecó.

União Catarinense dos Estudantes – UCE  WWW.ucenarua.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário