"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Por uma UCE do tamanho de nossos sonhos

De Norte a Sul, do Oeste ao Vale do Itajaí, somos uma legião de estudantes de universidades federais, estaduais, particulares ou comunitárias. Cada um com a sua pauta específica, mas que, apesar das diversidades, temos várias coisas em comum: a força para lutar, a esperança de vivermos uma educação melhor e a certeza de que mudarmos nossas universidades, cidades, estado e o país! O movimento estudantil, que já era grande no Estado, cresceu ainda mais nos últimos dois anos de ações da UCE.
Yuri Becker dos Santos, eleito presidente da UCE no
 36° Congresso da entidade


Ocupamos as universidades de todo o Estado com muita luta, ousadia e irreverência.  Percorremos vários quilômetros levando as lutas do movimento estudantil para cada universidade, defendendo a democratização da mídia, a reforma política, os 10% do PIB, os 50% do Fundo Social do Pré-Sal e os tão batalhados 100% dos royalties do Pré-Sal pra educação pública. 

Nas universidades privadas temos as lutas intermináveis contra o aumento excessivo das mensalidades, contra as cobranças de taxas abusivas, a luta pela formação de   DCEs, DAs e CAs.   Enfrentaremos o debate pela qualidade, repudiando a mercantilização da educação, a final de contas: "Eu pago! Não deveria! Educação não é mercadoria!".

Na UFSC, manteremos a luta de sua expansão para o interior do Estado, bem como a sua melhor estruturação, buscando cada vez mais a qualidade de ensino e de estrutura para todos os acadêmicos.  Seguindo na linha das instituições federais, não podemos esquecer dos diversos institutos federais que temos espalhados pelo Estado, lutando sempre pela qualidade de ensino, pela participação dos estudantes nos conselhos e também para que   os DCEs, DAs e CAs tenham ainda mais   representatividade nas instituições.  A Udesc, que é do povo de Santa Catarina, deve ser mais respeitada pelos nossos governantes. Buscaremos a estruturação física da Udesc, travando lutas como a implantação de um RU. 

As universidades comunitárias: particulares ou públicas? São públicas que pagamos? Devemos aprofundar esse debate com os estudantes e lutar para que eles tenham voz, podendo escolher pelo voto direto o seu reitor e os rumos da sua instituição de ensino. Vamos unificar nossas lutas e estreitar cada vez mais as ligações entre UCE e as universidades de todo o Estado. Já conquistamos muito, mas queremos conquistar e avançar ainda mais! Já mostramos inúmeras vezes a força da estudantada unida

E assim seguiremos: com a força de guerreiros que somos, com a esperança de vivermos uma educação melhor, e com a certeza de que não descansaremos enquanto não mudarmos a realidade. Por mais 63 anos de luta em defesa dos estudantes, da educação e do povo catarinense! Viva a UCE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário