"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Entrevista PROJETO Rondon

União Catarinense dos Estudantes divulga uma série de entrevistas com Estudantes Catarinenses que tiveram a oportunidade de Participar do Projeto Rondon.

 O QUE É O PROJETO RONDON?

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. 

A União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade que foi fundamental para a reativação do Projeto Rondon, interrompido entre 1989 e 2005, este é hoje o principal projeto de extensão universitária do país, permitindo que estudantes e professores universitários entrem em contato direto com as diversas realidades do nosso imenso país.
O Projeto Rondon é a universidade brasileira trabalhando a serviço do desenvolvimento do Brasil. Em 2005, já com uma nova roupagem, o Projeto Rondon voltou a figurar na pauta dos programas governamentais, sendo atribuída a sua coordenação ao Ministério da Defesa. Desde então, o Rondon já levou mais de 12.000 rondonistas a cerca de 800 municípios.
Hoje, o Projeto encontra-se em processo de consolidação, com uma procura cada vez maior pelas universidades e pelos universitários.


Ficha do Entrevistado
Nome Completo: Luiz Henrique Luz
Idade: 22 anos 
Curso: Odontologia
Universidade: UNIVALI


UCE -  Qual região você esteve ?

Luiz Henrique -São João de Pirabas, no estado do Pará, região Norte.

UCE -  O que você acha do Projeto Rondon ?

Luiz Henrique - Um projeto de extensão que te proporciona viver o que realmente é o Brasil, sentir as angustias de um povo que é esquecido, ignorado, te proporciona algo que você nunca vai vivenciar dentro de uma sala de aula.

UCE - O que você aprendeu ?

Luiz Henrique - Aprendi a dar mais valor a tudo o que tenho, depois de participar do rondon, você volta com uma outra visão, outros valores são adquiridos, você se torna mais humano.

UCE - Relate um pouco da experiência de onde você estave.

Luiz Henrique - Uma amiga minha que já tinha participado do rondon, me disse que quando eu voltasse, o hino nacional não seria mais o mesmo, não teria o mesmo peso, e de fato, muda e muda muito! Rondon é algo que só quem participa pode dizer o quanto você se transforma, você vai uma pessoa e volta outra, volta melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário