"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Segunda Entrevista PROJETO Rondon

União Catarinense dos Estudantes divulga uma série de entrevistas com Estudantes Catarinenses que tiveram a oportunidade de Participar do Projeto Rondon. 
Nome Completo: Jeferson Vieira
Idade: 32 anos
Curso:Ciências Contábeis
Universidade: UFSC

UCE -  Qual região você esteve?

Jeferson Vieira - Estive na Operação Integração realizada pelo NER - Núcleo Extensionista Rondon da UDESC, que atendeu à 10 municípios da SDR da grande Florianópolis e São Joaquim, eu estive no município de Anitápolis

UCE - O que você acha do Projeto Rondon?

Jeferson Vieira - É uma oportunidade incrível, não só para os estudantes colocarem em prática aquilo que aprendem na academia, como para trabalhar em diversas outras áreas o que gera um enorme crescimento humano, além do desafio de estar dias compartilhando experiências com outros estudantes, e conhecendo as necessidades do Brasil. A pessoa volta muito diferente depois disso.

UCE - O que você aprendeu?

Jeferson Vieira - O maior desafio ao meu ver, não são as oficinas que ministramos, e nem os desafios de chegar em um município que não conhecemos, o maior desafio é o da convivência com os outros estudantes, e através de todas as diferenças, oferecer algo positivo a sociedade em que estamos inseridos. Pra mim, trabalhar com as crianças, e com os idosos foi o maior desafio e aprendizado.


UCE -  Relate um pouco da experiência de onde você esteve.

Jeferson Vieira - Eu não conhecia o município de Anitápolis, e logo na chegada, deu pra sentir que o poder público estava organizado e ansioso para nos receber. O município consegue suprir as principais necessidades dos cidadãos, saúde de alto nível, 100% de crianças e jovens em escolas públicas e com transporte até o interior do município. Perante este quadro, o maior problema do povo é a desmobilização social (os pais deixando para os professores o papel da educação), e na saúde, a depressão é o pior dos problemas.

Conseguimos fazer um trabalho bem interessante, ao todo, oferecemos 49 oficinas que atenderam mais de 1.500 pessoas (o município tem pouco mais de 3.000 habitantes). Ofertamos oficinas a todas as idades, e atendemos de crianças a idosos. Além de oficinas muito importantes, como sexualidade, prevenção as drogas e cooperativismo para empresários, podemos levar um pouco de arte e cultura que é bastante escasso nestes pequenos municípios do nosso estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário