"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

quinta-feira, 23 de maio de 2013

UCE CONVOCA SEU 35º CONSELHO ESTADUAL DE ENTIDADES

Com o espirito de construir dia após dia uma UCE combativa e aproximar os estudantes da entidade, que aos 20 de Maio reuniu-se a diretoria plena da União Catarinense para debater algumas pautas elencadas, dentre elas estava o 35° Conselho de Estadual de Entidades da UCE.

Para baixar a ata padrão do Conselho Estadual de Entidades basta BAIXE AQUI!  e para baixar o Regimento do CEE BAIXE AQUI! Restando dúvidas entre em contato com o e-mail: contato@uce.org.br
A Diretoria plena deliberou que a data para o Conselho será no dia 23 de Junho na cidade JARAGUÁ DO SUL e o local do Conselho será publicado com até 7 (sete) dias de antecedência do evento, bem como a programação.

Qualquer estudante pode participar do CEE da UCE, porém serão delegados  e suplentes apenas os indicados em ata padrão pelos Centros/Diretórios Acadêmicos e Diretórios Centrais dos Estudantes.

Uma história marcada por lutas em defesa dos estudantes e do povo de Santa Catarina. Esse é o maior valor da União Catarinense dos Estudantes, o seu patrimônio máximo, a qualidade que lhe confere reconhecimento, admiração e respeito de todos os setores da sociedade. 

Virtude que a faz se renovar e inovar a cada período. Trajetória de caminhos difíceis, onde heróis tombaram, mas deixaram a mensagem de que temos um papel a desempenhar para completar a construção de nosso estado. É o sonho geracional da transformação. Um sonho que não é apenas da UCE, nem só dos estudantes, mas de todos os que fazem parte do corpo e do espírito deste estado, um sonho do povo catarinense.

Queremos escrever mais algumas páginas no livro da história da UCE, contendo vitórias, alegrias e avanços que contemplem os estudantes, a sociedade catarinense e um Brasil soberano, mais justo e igualitário. 

Acreditamos no processo democrático e no debate que se abre neste momento. A partir deste ponto, apresentamos o projeto dos estudantes para o povo catarinense. Aguardamos o seu comprometimento e apoio para transformar nossos sonhos e por isso a "UCE QUER + PARA EDUCAÇÃO". 

A campanha da UNE de 50% do fundo Social Soberano do Pré-Sal pra Educação tem sido uma bandeira central do movimento estudantil brasileiro, foi encampada de maneira pioneira pela UNE e tem ganhado entusiasmada adesão de estudantes, professores, intelectuais, artistas e políticos de variados matizes. Tal movimento, por sua amplitude e representatividade, ilustra a preocupação da sociedade com a educação pública e de qualidade bem como pela necessidade de reforçar seu financiamento. Orientada pela UNE, a UCE elaborou um projeto e apresentou na ALESC com o fim de garantir as verbas do Pré-sal pra educação em nosso estado, assim como também outras UEE’s - Uniões Estaduais dos Estudantes, apresentaram em suas respectivas Assembléias Legislativas.

Frente ao exposto, queremos o compromisso com as seguintes reivindicações:

50% do Fundo do Pré-Sal para a Educação – Pela aprovação da emenda da UCE, em tramitação no ALESC, que vincula a destinação de 50% dos recursos alocados no Fundo específico a ser criado com os recursos oriundos da exploração do Pré-Sal;

Ampliação do acesso ao ensino superior e tecnológico – Radical investimento na ampliação das vagas nas universidades públicas e garantia da qualidade; Mais recursos para as Instituições de Ensino Superior públicas presentes no estado com políticas de valorização e investimento nessas instituições; a criação de novos Institutos Estaduais de Educação no estado; Discutir modelo de ingresso democrático como alternativa ao vestibular; Buscar cumprir a meta estipulada no PNE de no mínimo 30% da população jovem no ensino superior, sendo 60% nas IES públicas;

Mais autonomia – Pelo fim das Fundações Privadas “ditas de apoio” nas Universidades Públicas. Fim dos cursos pagos em Instituições públicas e controle e financiamento público para as pesquisas científicas.

Mais democracia – Voto para Reitor, Abertura dos Conselhos deliberativos, Eleições Paritárias; Composição Paritária das instâncias de decisão; Congressos Estatutários paritários.

Pela criação do Fundo Estadual de Assistência Estudantil – Criação da Secretaria Estadual de Assistência Estudantil pelo próximo governo; Destinação de 1,5% do orçamento da educação para garantir a permanência e combater a evasão, tendo em vista a ampliação das vagas no ensino superior.

UCE, há 63 anos em defesa dos estudantes e do povo catarinense!

Texto: Mateus Weber

Nenhum comentário:

Postar um comentário