"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

quarta-feira, 20 de março de 2013

OCUPA UDESC - 48 HORAS DE MOBILIZAÇÃO


Estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina ocuparam Reitoria desde ontem, dia 19 de março de 2013, através da reunião do Conselho Universitário da UDESC (CONSUNI), foi aprovado o processo de n° 11781/2012, referente a alterações do regimento geral da universidade.

CONSEQUÊNCIAS

Essas alterações, ditas pontuais e sem impactos significativos, foram consideradas estruturais pela maioria dos estudantes. Apesar de uma grande manifestação visando a abertura e ampliação da discussão que possibilitasse a visão das reais consequências dessas modificações, o processo foi aprovado pelo Conselho superior Universitário. As alterações ditas problemáticas dizem respeito à criação de um Órgão suplementar superior, vinculado e subordinado ao reitor, para facilitar, apoiar e incentivar a captação de recursos privados para todas as áreas da universidade. Essa alteração não pode forma alguma ser encarada como pontual, pois mexe estruturalmente na autonomia universitária e altera a politica de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e direcionamento do ensino, pesquisa e extensão.

POSICIONAMENTO E REINVINDICAÇÕES

Para nós estudantes ficou claro que a votação se deu de forma antidemocrática, uma vez que o poder de voto e voz estudantil é reduzido a um único representante por centro. A produção do conhecimento construído na universidade pública deve ser de acordo com os interesses das demandas populares; Questionamos a democracia e EXIGIMOS paridade de voto nos conselhos e instancias deliberativas da UDESC, bem como a universalização dos votos na eleições.

Nossas reinvindicações vão para além das pautas colocadas hoje em reunião. Há uma historia de luta do movimento estudantil por questões estruturais e de permanências estudantis: restaurante universitário, um local de moradia estudantil, bolsas de pesquisa, extensão e monitoria que auxiliem financeiramente os estudantes (o valor é de R$ 360,00 sem reajuste há anos). Nossa estrutura física está decadente! Estamos sem materiais permanentes para uso em aulas até coisas menores como corte de grama, papel higiênico e outras coisas mínimas, devida ao histórico de má distribuição do dinheiro que é destinado para a UDESC.

OCUPA
Os estudantes presentes na reunião do CONSUNI, após a aprovação desta resolução, decidiram em uma assembleia geral pela Ocupação da Reitoria da UDESC por 48h como forma de massificação dos estudantes e da comunidade para a convocação de uma Assembleia Geral de todos os Campi do estado, no dia 21 de março, quinta-feira, às 17h, no saguão da Reitoria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário