"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Quinta feira foi de muito protesto contra o aumento tarifa em Blumenau

 
 




 
Às 18h30’ dessa quinta-feira (09/02) mais de 600 estudantes iniciaram o protesto em frente à Praça da Prefeitura Municipal de Blumenau para protestar contra o absurdo  da proposta do prefeito juntamente com o Consorcio Siga de pedir 3.43 nas tarifas de ônibus.
Da praça, os estudantes seguiram em protesto pela Rua Paulo Zimmermann e Sete de Setembro em direção ao Terminal Fonte.
Com gritos de guerra como “O meu dinheiro não é capim, eu pulo a catraca sim!”, "o povo calado sempre será roubado", entre outros, os estudantes deram continuidade ao seu movimento de forma descontraída e tiveram o apoio da maioria das pessoas presentes nos terminais, incluindo funcionários das empresas de ônibus. O Protesto contou com um grupo de maracatu da FURB(Universidade Regional de Blumenau) que tocava ao longo do protesto todo de forma descontraida que deu o clima alegre e irreverente do protesto.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Trânsito estiveram no local, mas não houve nenhum tumulto.
 
Neste segundo protesto, os jovens lotaram o Terminal Fonte e o número de manifestantes aumentava cada vez mais. Os estudantes trancaram as pistas do terminal - a que dava saída em direção ao Terminal Garcia e a em sentido aos terminais Proeb, Fortaleza, Aterro e Velha - por aproximadamente trinta minutos. Em dado momento, esvaziaram as pistas e chamaram os ônibus para irem ao Terminal PROEB para terminar lá a sua reivindicação. Seguiram pelos ônibus puxando gritos de guerra e conscientizando os demais usuários sobre o aumento abusivo.

Chegando à PROEB, eles se organizaram de maneira a fechar as duas vias – tanto a que vai para a Fonte e Garcia quanto àquela que segue para o Aterro, Velha, Fortaleza e Rodoviária – sentando nas pistas.

Um dos motoristas de ônibus, inclusive, em solidariedade ao movimento dos estudantes, estacionou seu veículo em diagonal para auxiliar no bloqueio da via de passagem de ônibus que vinham do Terminal Fonte para os demais Terminais.
Bianca Inocenti diretora da UBES em Santa Catarina presente nas manifestações em Blumenau  falou que esses protestos estão ocorrendo no Brasil todo assim como em Florianópolis e Joinville e que a UBES continuará presente mobilizando geral.

Lucas Eduardo, presidente da União Blumenauense dos Estudantes(entidade secundarista) que esta envolvido nas passeatas falou que: Esse movimento continuará crescendo. Vamos quadruplicar o número de estudantes, pois contaremos com o retorno das aulas e a UBE não vai medir esforços para mobilizar a gurizada nas escolas para os protestos.

O Novo protesto ja tem data marcada para dia 15 de fevereiro, com início  na Praça da Prefeitura às 18h30’.

Na manhã desta sexta-feira (10/02), o prefeito João Paulo Kleinübing autorizou o aumento da passagem, que passa de R$ 2,57 para R$ 2,90 no transporte coletivo, recuando da proposta inicial de 3.43, tentando assim negar que defendia os valores anteriores de forma oportunista sentindo que as mobilizações e descontentamento  estão crescendo no municipio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário