"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

NOTA DE REPÚDIO


A União Catarinense dos Estudantes, entidade máxima de representação estudantil no estado, em seus 62 anos de história de conquistas e vitórias em defesa dos estudantes e do povo catarinense jamais se furtou de cumprir seu papel nessa defesa, nem nos anos de chumbo da Ditadura Militar nossa voz foi calada, e não será agora, em pleno final do ano de 2011 que nos calaremos perante injustiças que acontecem nas Instituições de Ensino Superior no estado! Reiteramos nosso compromisso com a democracia e liberdade, conquistadas com dor, com perdas e com tortura.

Esses direitos foram conquistas banhadas em sangue de estudantes que perderam suas vidas para que hoje possamos ter liberdade de expressão, termos o direito de nos organizarmos enquanto estudantes em nossas entidades. E desta forma, não podemos aceitar a mordaça imposta, ou melhor, perseguição política de lideranças estudantis que lutaram e continuam lutando contra abusos cometidos nas IES espalhadas em todo território nacional. É direito dos estudantes se organizarem e lutarem por seus pares, e o combate aos aumentos de mensalidades no setor privado é um dos papeis das entidades estudantis. Setor este que destrói e impede a realização do sonho de muitos jovens brasileiros em se formarem no curso superior.

Repudiamos a perseguição de qualquer liderança estudantil que tenha apenas cumprido seu papel, de defender os interesses dos estudantes. Nesse caso, especificamente a UNESC de Criciúma perseguindo politicamente e ameaçando de expulsão o ex-presidente do DCE e Diretor de Universidades Particulares da UCE, Pedro Victor, por ter sido uma das lideranças no movimento contra o aumento de mensalidades na UNESC. Uma atitude como essa mancha a história democrática da UNESC, que sempre levantou como uma de suas principais bandeiras, a democracia. Sem mais, aguardamos o desenrolar dessa situação da melhor forma possível, com a retirada das medidas administrativas contra o nosso diretor, e a certeza de que não importam as medidas, sempre teremos força pra levantar a nossa voz!

FLORIANÓPOLIS, 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

Atenciosamente,

Derique Höhn Presidente da União Catarinense dos Estudantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário