"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Nova direção da União Catarinense dos Estudantes -UCE é empossada


       Nova direção da UCE é empossada em ato solene que aconteceu às 10h da manhã do dia 12 de Setembro, na sala das comissões Paulo Stuart Wright, da Assembléia Legislativa em Florianópolis.

        Muitas autoridades prestigiaram a entidade comparecendo à posse. Representantes das universidades, reitores/as, parlamentares, estudantes e lideranças da sociedade civil organizada. A Deputada Estadual Angela Albino (PCdoB) saudou os estudantes presentes e colocou à disposição o mandato. ”Precisamos nos atentar para as questões relevantes em nosso estado no que diz respeito a educação, pra haja mais investimento, mais seriedade e compromisso dos governos. Desejo a nova gestão sucesso e me coloca à disposição, assim como todo o gabinete para futuras parcerias na construção de um projeto educacional que garanta investimentos ousados, e assim, atender as necessidades e anseios da juventude catarinense!”.

O presidente do PT em Santa Catarina, José Fritsch agradeceu o evento e disse que a luta no estado é maior do que se pode ver. “Temos lutas importantes a travar aqui no estado, e elas não são poucas. Conseguiremos a vitórias nessas questões quando todos os movimentos sociais compreenderem seu papel nessas lutas. A UCE com mais de 60 anos de história, também precisa contribuir nessas lutas, e pode jogar um papel importante na mobilização com pautas específicas da juventude!”

A cerimônia contou com a presença de Jucélio Paladini, representando o PCdoB, Simone Lolato a Secretaria de Mulheres da CTB, Raquel Ghizoni, representando a UBM, Marlene de Fáveri representando a FAED/UDESC,  Anderson Patrick, presidente da UFES e representande da UBES/SC,  e também de representações das reitorias da UFSC, da UNISUL, da Juventude do PP, do PPL e do PMDB, do mandato da Deputada Federal Luci Choinaki (PT), do mandato do Deputado Estadual Juares Ponticelli (PP) e do mandato do vereador em Florianópolis Ricardo Vieira (PCdoB).

        A solenidade foi presidida pelo presidente da gestão cessante, Vander Rodermel, que salientou as lutas da entidade em sua história, as vitórias e conquistas dos estudantes catarinenses em que a UCE foi protagonista e as dificuldades de seu mandato. Lembrou as conquistas de ex-presidentes/as da entidade, como Líbero Machado, Marco Fernandez e Clarissa Peixoto, ali presentes, nas lutas pelo Artigo 170, 171 e na defesa e protagonismo da campanha pela utilização de 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a educação. 

        Depois de fazer esses relatos, Vander empossou o novo presidente, Dérique Höhn, que foi eleito pelo 35° Congresso da UCE, no dia 12 de Junho de 2011, em Jaraguá do Sul, e despediu-se da entidade, afirmando a necessidade de aprofundar-se as lutas na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. 

        Dérique, em seu discurso, lembrou que as atividades da nova direção da entidade já começaram. “Desde o dia seguinte ao congresso, jogamos peso no debate e na mobilização pela Federalização da Furb, participamos de debates nas universidades comunitárias contra o reajuste das mensalidades e frisando a necessidade desta nova gestão se solidarizar com os estudantes das cidades atingidas na última semana pelas fortes chuvas. Vamos fazer uma campanha, arrecadar alimentos e roupas nas principais universidades no estado pra auxiliarmos um pouco pra tanta gente que perdeu tudo”, finalizou.

        Compõem a nova direção executiva da UCE: Tânia da Luz Alves (Vice-presidente); Mayra Antônio de Lima (1° vice presidente); Thiago Luciano Woerner (2° vice-presidente); Maria Elisa Horn Iwaya (secretária-geral); Francisco Mello Martinhago (tesoureiro geral); Gabriel Vieira da Silva (vice tesoureiro); Jonas Samoel (diretor de comunicação); Daniel Diego de Andrade (diretor de cultura); Jéssica Weschter (diretora de universidades públicas) e Pedro Victor Prudêncio (diretor de universidades pagas).     

De Florianópolis
Maria Elisa Horn Iwaya

Nenhum comentário:

Postar um comentário