"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Agosto Verde e Amarelo leva mais de 10 mil as ruas de Blumenau pela Federalização da FURB


Sob forte chuva, estudantes participaram de maior ato já visto na cidade desde fora Collor

Cerca de 9 mil manifestantes, entre eles servidores, trabalhadores e estudantes, realizaram na noite da última terça-feira, dia 23 de agosto, uma grande mobilização, a maior dos últimos 20 anos, nas ruas de Blumenau.
Debaixo de forte chuva, os manifestantes começaram a concentração às 18h30 em frente ao Principal campus da Furb, o Campus 1. Além de universitários, estudantes secundaristas de mais de 12 escolas também estavam presentes. Os manifestantes caminharam pelas por cerca de duas horas, cruzando as ruas mais importantes da cidade, entre elas, a 15 de novembro e 7 de setembro, passando, também pela prefeitura.

Ao final da passeata, houve uma concentração em frente à Igreja Católica de Blumenau, onde aconteceu um ato com a presença do presidente da UNE, Daniel Iliescu; o presidente do sindicato dos professores de Blumenau, Tulio Vidor; o presidente da União Catarinense de Estudantes (UCE), Derique Hohn; o reitor da FURB, João Natel; o vice-prefeito de Blumenau, Rufinus Seiba, e de vereadores e deputados estaduais.

O ato teve como principal bandeira a federalização da Fundação Universitária Regional de Blumenau (Furb ), resolução aprovada por unanimidade no 52º CONUNE. “Nós apresentamos essa bandeira à presidente Dilma e também ao ministro da Educação, Fernando Haddad. Vamos levantar a pauta e buscar formas de contribuir”, afirmou o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

Os servidores da Furb também aopiam a luta pela federalização da Furb. “Tudo o que for instalado em Blumenau precisa passar pela Furb. Nós temos possibilidade imediata de oferecer 20 mil vagas. Estamos contando com a UNE no processo. Hoje, a presença do Daniel foi fundamental”, afirmou Tulio Vidor.
 
 
Entenda a Luta pela federalização da Furb
A discussão em torno da federalização da Furb, e criação da Universidade Federal do Vale de Itajaí, com absorção dos alunos, estrutura física e servidores da faculdade, já existe há cerca de 10 anos. Atualmente, há um projeto de lei que prevê a criação dessa universidade federal em tramitação na Câmara Federal.
O atual Plano de Extensão do Ensino Federal, anunciado dia 16 de agosto pelo governo federal, não contempla a criação dessa universidade na região, mas uma alternativa viável para a questão é a integração da Furb à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cuja expansão está contemplada no plano de extensão do governo.
Para Derique, a federalização da Furb vem de encontro à uma necessidade da região, carente de vagas em universidades. “Com o plano de extensão da rede, surgiu uma possibilidade concreta de federalizar essa universidade. Estamos há 10 anos lutando por isso, nós não vamos desistir e vamos conseguir”.
Recentemente, foi criado um grupo de trabalho da UFSC, da FURB e do MEC para viabilizar esse plano de integração. “Blumenau sonha com a federal do Vale do Itajaí. Esse é um dos estados que tem o menor número de vagas em universidades federais”, explicou Iliescu.

Agosto Verde e Amarelo

Essa mobilização integrou uma série de atos e manifestações que estão acontecendo pelo Brasil durante o mês, período batizado de Agosto Verde e Amarelo, no qual os estudantes de todo o país estão levantando as suas bandeiras de luta regionais e também as nacionais, como 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-Sal para a Educação.

O Agosto Verde e Amarelo culminará com uma grande mobilização em Brasília, dia 31, quando será lançada a jornada de lutas da UNE. Os estudantes de Blumenau e de Santa Catarina estão se organizando para participar, e contam com o apoio irrestrito do reitor da Furb que, de acordo com seu discurso durante o ato, está estudando junto com as lideranças do movimento estudantil da região formas de viabilizar o transporte dos estudantes à Brasília. “A partir dessa marcha, nós estamos no Agosto Verde e Amarelo. Estamos fazendo uma grande mobilização para reivindicar melhorias na educação e Santa Catarina estará presente”, afirmou o presidente da UCE, Derique Hohm.



No mesmo dia, 31 de agosto, acontecerá a primeira reunião da direção plena da entidade, quando os 85 delegados eleitos durante o último CONUNE, estarão reunidos em uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado, para aprovar o planejamento da gestão dos próximos dois anos da UNE.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário