Para Dérique Höhn "esse será um momento muito especial do 36° Congresso da UCE, iremos trazer a UCE foi decisiva na luta contra a ditadura militar brasileira e reconquista da democracia. Porém, durante esse período, centenas de estudantes foram vítimas de tortura, prisões e assassinatos, sendo muitos casos ainda não esclarecidos com a criação da Comissão da Verdade da UCE, a entidade pretende levantar informações sobre esses episódios, apurar detalhes junto a famílias, universidades e a partir do acesso a documentos oficiais e dos resultados da investigação da Comissão Nacional da Verdade, criada em maio de 2012 pelo governo federal".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgjEG7fW6V0JYZhfloCP5_xovdkOb-p4I9ljSJUC8CDRptLoYxKo7BlIS5pDVDAERyGYdUOpc-2q792DS3VtS9LM02u-zXJvIH_J2nT5iRR_lbbaEAxAMsJBKDx2BKa7R1tj5073Fm3C2J/s320/2108_Comiss%C3%A3o+da+Verdade+copy.jpg)
A Comissão da Verdade da União Catarinense dos Estudantes irá atuar e ter como tarefa fundamental apurar os fatos políticos ocorridos bem como suas consequências na sociedade e enriquecer a cultura democrática no país.
Teremos o objetivo claro de que nossa atuação, independente ou em conjunto com os demais movimentos sociais, vai lutar pelos direitos humanos daqueles que tanto lutaram para a democracia no país e em Santa Catarina.
* Preservar a memória das lutas estudantis
* Promover a conscientização social que valorize a memória com, enfase na educação da juventude
* Prevenir e lutar contra qualquer forma de arbítrio e autoritarismo nas relações que envolvam os estudantes
* Elaborar eventos, estudos e pesquisas que eduquem sobre aquilo que aconteceu em nosso estado durante os anos do regime militar e, ao mesmo tempo sirvam de parâmetros para analise e busca da VERDADE e JUSTIÇA.
* Preservar e arquivar todo material que esteja disponível, em posse de ex-presos e perseguidos políticos, para elaboração e guarda sistemática da memoria oral e escrita nas diversas formas em que se encontra.
* Desenvolver ações educativas nas questões referentes à Memória Politica e em defesa dos Direitos Humanos realizando palestras, mesas redondas, seminários, cursos, elaborando cartilhas educativas, publicando livros, etc.
O ato de Lançamento está marcado para o dia 25 de Agosto de 2013, durante o 36° Congresso da UCE. O ato contará com a presença de ex-presidentes da entidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário