"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

GREVISTAS E ESTUDANTES SAEM ÀS RUAS EM MARCHA PELA EDUCAÇÃO EM JOINVILLE

 
Pressionar o governo para que as reivindicações dos professores grevistas sejam atendidas foi uma das pautas

Na manhã da última quarta-feira (22/8) cerca de 200 estudantes saíram às ruas da cidade de Joinville, em Santa Catarina, para marchar por uma educação pública e de qualidade.
O ato teve início na Praça da Bandeira, às 10h, com uma atividade cultural – uma peça de teatro que criticou a atual postura do governo em relação à greve dos professores federais. Logo em seguida os estudantes circularam pelas ruas do centro da cidade.

Contando com o apoio de diversas entidades, como a  União Catarinense dos Estudantes (UCE),Gremio Livre Estudantil do IFSC Florianópolis, Gremio Livre Estudantil do IFSC Gaspar, Gremio Livre Estudantil do IFSC Jaragua do Sul, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas (UJES), DCE Univille, DCE IELUSC, DANMA UDESC e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais (SINASEFE) e diversos centros acadêmicos de universidades públicas e privadas, os estudantes pediram respostas imediatas às exigências dos professores federais em greve, mais qualidade na educação, e a aprovação dos 10% do PIB e 50% dos royalties do Pré-sal como recursos a serem investidos no setor.

O Ato também questionou "A Educação que Queremos" buscando expor os problemas que enfrentamos na educação pública e privada em todos os níveis. 


Segundo o presidente da UCE, Dérique Hohn, a manifestação foi de suma importância, mostrando que os estudantes estão conscientes de seus direitos. ‘’ Tivemos a oportunidade de expor a todos que estamos organizados e vamos continuar pressionando o governo para que os professores tenham respostas eficazes e as aulas retornem o mais rápido possível. Não adianta retornarmos pra sala de aula sem conquistas e acontecer outra greve no ano que vem’’, explicou.





Ao final da marcha, uma assembleia foi realizada para avaliar a manifestação, marcando um novo ato para o próximo dia 6 de setembro, dessa vez em Florianópolis.
‘’ O nosso objetivo foi alcançado, conseguimos mobilizar mais estudantes, abrindo os olhos de todos para a real força do movimento estudantil’’, avaliou Thiago Martins, integrante do centro acadêmico de Sistemas da Informação do Instituto Federal Catarinense.

Renata Bars

Nenhum comentário:

Postar um comentário