"Fique informado do que acontece no Movimento Estudantil. Comente os textos, mande suas sugestões para: ucenarua@gmail.com
Vem pra luta você também!"

segunda-feira, 9 de abril de 2012

União Catarinense dos Estudantes lança campanha

Representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Catarinense dos Estudantes (UCE) se reuniram nesta quarta-feira (04/04) com dirigentes do DCE e acadêmcios da Unesc para dar início a campanha pela regulamentação das universidades comunitárias. O evento aconteceu no Auditório Ruy Hulse. 
 
Os estudantes estão mobilizados, querem participação no processo de regularização das universidades comunitárias do estado, já que hoje, mais de 60% dos estudantes de Santa Catarina estão matriculados em alguma instituição do sistema Acafe. “O projeto de lei nº7.639/2010 visa regulamentar as instituições de ensino que não são públicas e nem privadas. Isso é fundamental para, por exemplo, facilitar o acesso a verbas públicas”, explica o presidente da UCE, Derique Hohn. “Acontece que nesse processo, os estudantes não foram ouvidos, e eles são os maiores interessados, apenas as instituições participaram do processo”, esclarece Hohn.
 
"A Caravana da UNE passa por Criciuma para junto a UCE dar o ponta pé inicial da campanha por uma regulamentação das comunitárias com a cara e a necessidade dos estudantes de SC.  Aproximar ainda mais a entidade dos estudantes e assim poder dialogar sobre as lutas locais e nacionais que o movimento estudantil vem travando" frisou Renan Alencar Diretor Juridico da UNE.
 
 “Os estudantes precisam unir-se. Precisamos mostrar a força que juntos podemos ter. Somente com a participação dos acadêmicos vamos conseguir garantir os nossos direitos de estudantes”, destaca o diretor da UNE, Guilherme Guimarães.
 
“Através do processo de regularização será possível, por exemplo, definir como será a participação dos acadêmicos na eleição para reitores e coordenadores. Sendo comunitária podemos discutir o valor das mensalidades ou a criação de restaurantes universitários. É hora dos CAs e DCEs, junto com a UCE e a UNE mostrarem a força que temos. Organizados, alcançaremos resultados”, enfatiza Guimarães.
 
A Unesc foi a primeira universidade de Santa Catarina a receber a caravana da UCE e da UNE contou com mais de 250 estudantes presentes no lançamento. A escolha foi estratégica, já que a universidade criciumense possui um movimento estudantil forte, exemplo para outras instituições de ensino do Estado e do País. “É apenas mais uma de nossas lutas. Os estudantes precisam ser ouvidos. É importante para o avanço da qualidade do ensino oferecido. É através de nós, acadêmicos, que podemos atingir resultados. Vamos continuar com esse trabalho dentro da universidade”, encerra o presidente em exercício do DCE Unesc, Eduardo Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário